- JOSUE DE MENEZES
- 9 de outubro de 2025
- Plataforma Tokenização Passaporte Digital Bairros Inteligentes
Passaporte Digital Bairros Inteligentes
Existem 3 dores que movimentam a inovação para solucionar problemas do mercado imobiliário:
a) Baixa Liquidez e Capital Travado em imóveis com pouca procura;
b) Para investir no Mercado Imobiliário é necessário ter boa reserva de caixa, os valores são altos;
c) Falta de Credibilidade em novos sistemas tecnológicos (tokenização, por exemplo);
Qual é o ambiente de negócios hoje:
Lentidão dos cartórios, falta de liquidez ou insegurança na hora de investir.
Atualmente este cenário resume o contexto e as travas do mercado imobiliário, em toda a sua cadeia de valor.
Solução
A solução do Passaporte Digital Bairros Inteligentes cria uma ponte perfeita entre o mundo físico e o digital, elevando as imobiliárias e os corretores como Analistas de Investimentos Imobiliários, ao considerar as vocações socioeconômicas dos ativos no contexto do ambiente geográfico.
Imagine um Banco Imobiliário. Os Imóveis são peças de um tabuleiro de oportunidades para avançar novas casas e gerar oportunidades de negócios.
Estamos falando de uma tendência irrefutável da nova economia, onde a demanda mais imediata é criar camadas de segurança e credibilidade, aliadas à previsibilidade.
Essa é a visão para fomentar projetos de economia circular e economia regenerativa. Mas esses são assuntos para novos post.
Esses temas estão publicados em dois artigos científicos nos anais do Congresso Internacional Smart City Business 2024 e 2025, respaldando academicamente a metodologia da startup.
O que é o Passaporte Digital Bairros Inteligentes?
O Passaporte Digital é o lastro de credibilidade que conecta imóveis ao mundo das Finanças Descentralizadas (FinTech).
Ele é, essencialmente, um Laudo de Avaliação Técnica Dinâmico, revisado anualmente, que compila todos os dados essenciais dos ativos imobiliários reconhecidos legalmente:
Segurança Técnica: Habite-se, ficha de materiais e Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV/RIT).
Conformidade Legal: Todos os dados que garantem a resolução do ativo.
Com essa base de dados consolidada, a regra é clara: O Asset Token (o seu direito de fração negociável) só é emitido se houver essa prova documental, com acesso permitido pelo Passaporte Digital Bairros Inteligentes.
O Passaporte garante que os tokens adquiram camada de segurança, não uma “promessa vazia”.
O Novo Papel dos Corretores Analistas de Bairros Inteligentes
A boa notícia é que o Passaporte Digital Bairros Inteligentes está totalmente aderente à Resolução nº 1.551/2025, que cria o primeiro marco regulatório para a tokenização imobiliária no Brasil.
Em agosto de 2025, o Conselho Federal de Corretores de Imóveis (Cofeci) publicou a norma que estabelece regras para a atuação dos corretores de imóveis e regulamenta transações que utilizam tecnologia blockchain.
Principais pontos da regulamentação
Emissão da Resolução:
A norma foi publicada no Diário Oficial da União em 15 de agosto de 2025.
resolve 3 grandes dores do mercado:
Falta de Confiança: Em um mercado global, investidores precisam de segurança.
O Passaporte fornece um registro de dados completo e rastreável, atuando como a garantia de que o ativo é real e tem valor.
Baixa Liquidez: Ao atestar a credibilidade do imóvel, o Passaporte permite o fracionamento do direito da matrícula em Asset Tokens.
Isso injeta liquidez imediata no seu ativo, permitindo a venda de frações em segundos para a economia popular.
Burocracia e Custo: Ele empodera o Corretor a ser um Agente de Investimento Imobiliário (AII) , orientando-o a estruturar a operação com o Selo de Regulamentação Bairros Inteligentes.
Isso reduz custos e agiliza o processo de gestão, transformando sua Imobiliária em uma Gestora Digital de Ativos Tokenizáveis.
Transformar um tema árido, relacionado a decisões estratégicas de investimento em algo acessível e funcional é o papel da Startup Bairros Inteligentes.
O projeto conta com o suporte da incubadora IMATech e parcerias Institucionais da Habicamp, SEBRAE e Associação Brasil Startup.
O ambiente de validações está estruturado, tendo Campinas como Laboratório Vivo do modelo.
10 imobiliárias serão parceiras do projeto. “Com o novo marco legal lastreado pelo Conselho Federal de Corretores de Imóveis (Cofeci), será possível ligar esse assunto às demandas do urbanismo policêntrico”, analisa Welton Curi, urbanista ligado à Startup Bairros Inteligentes.
Um Proprietário de imóvel, por exemplo, que busca segurança jurídica e valorização do seu imóvel, poderá acompanhar o movimento em sua região, associando-se a uma Imobiliária licenciada Bairros Inteligentes.
O Passaporte Digital Bairros Inteligentes é o primeiro passo para o futuro do seu ativo imobiliário, antes de tomar a decisão da Tokenização.
Já é possível gerar o Passaporte Digital. “A proposta é iniciar o projeto a partir do Cambuí, Nova Campinas e Centro de Campinas”, pontua Alcino Santos, COO da startup.
A modelagem em regiões permite entregar aos proprietários de imóveis análises preditivas da região com a chancela Bairros Inteligentes.
A capacitação dos corretores analistas Bairros Inteligentes se dará na prática, no dia a dia, envolvendo todos os processos e aplicações deste novo mercado, relacionado à Nova Economia.
O poder público também demonstra interesse na solução, agregando serviços de conectividade no super aplicativo, com a saúde, segurança, educação, etc.
Lincoln Inoue
Diretor Geral / Consult Bank /
“Analisando do modelo da startup, identificamos que existe FIT com o mercado dos EUA. A Universidade do Texas em Austin, vive um bom momento para incubar novos modelos de negócios, semelhantes ao proposto pela startups Bairros Inteligentes. Está no radar“, avalia Inoue, Conselheiro Investidor – CFO da Consult Bank.
Com mais de 960 mil habitantes, Austin é um centro cultural e econômico da Área Metropolitana Austin, com uma população maior que 2,2 milhões de pessoas.
A cidade vive um boom no setor de tecnologia, atraindo empresas e talentos em um movimento que a tem levado a ser comparada, por alguns, a um “novo Vale do Silício”. A cidade se tornou um polo de inovação, startups e grandes multinacionais, que se mudaram para a região ou expandiram suas operações.

